quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Cerimônia de Colação Festiva - UNIFESP - 2022

𝐃𝐢𝐬𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐫𝐢𝐝𝐨 𝐧𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚𝐧𝐢𝐧𝐟𝐨, 𝐧𝐚 𝐬𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐫𝐚𝐮 𝐝𝐨𝐬/𝐚𝐬 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨𝐬/𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐅𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒ã𝐨 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨, 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐮𝐬 𝐁𝐚𝐢𝐱𝐚𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚, 𝐓𝐮𝐫𝐦𝐚 𝟐𝟎𝟐𝟎





São Paulo, 15 de novembro de 2022

Prof. Dr. Daniel Péricles Arruda

 
A vida é uma estrada... Estrada também é pensamento... Sempre penso nisso! E é com essa simbologia que devaneio pelas vivências que tecemos nos caminhos que trilhamos, atalhos que tomamos e veredas que sonhamos... O sentido da vida talvez seja uma das grandes questões para as filosofias. Certamente, elemento essencial para as poesias, pois estamos em movimento, somos movimentos!

E, nesse percurso, conhecemos pessoas, encontramos pessoas, nos formamos e nos conhecemos, enquanto pessoas... Passamos uns pelos outros e, por ora, nos cumprimentamos. Cumprimentar não é um ato qualquer. É gesto de reconhecimento. Cumprimentar o outro é sinal de humanidade!

Por isso, é na pessoa do excelentíssimo Prof. Dr. Odair Aguiar Junior, Diretor Acadêmico do Campus, que cumprimento os demais componentes da mesa. Cumprimento os/as formandos/as em Serviço Social, familiares e amigos/as. Cumprimento a todos/as os/as profissionais envolvidos/as na cuidadosa organização deste evento, e demais presentes!

Vejam! Essa é uma das estradas da vida que nos reúne aqui e agora. Em razão disso, agradeço imensamente aos/às formandos/as pela homenagem, pelo reconhecimento e pelo convite generoso para ser Paraninfo da Turma. Agradeço aos demais colegas de docência, nas pessoas da Profa. Dra. Luciana Maria Cavalcante Melo – coordenadora do curso de Graduação em Serviço Social – e da Profa. Dra. Maria Liduína de Oliveira e Silva – coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas –, ambos os cursos do nosso Campus, por contribuírem significativamente em meu fazer profissional!

Turma, valorizo, nesta importante ocasião, as trajetórias vivenciadas por vocês durante esses anos de formação acadêmica, as quais não deixam de ser também formação humana, pois, como vocês já sabem, nenhuma Universidade é dona do conhecimento. Entendo que a Universidade é um dos diversos pontos de encontro para que possamos formar sem formatar, aprender e ensinar em coletividade, para construirmos Pluriversidades de Saberes.

Desse modo, as minhas palavras são breves mais emergem da profundidade da humildade e da arte, por isso que comecei falando que a vida é uma estrada, significante que me toca intensamente, principalmente, por eu ser frequentador constante da Rodovia dos Imigrantes! Curvas, multas, retas, túneis, neblinas...

Na estrada é que aprendo constantemente que nem todo perigo tem placa e que nem toda sinalização é correta. E que, quando não há caminho, não significa que não há desejo por um mundo melhor, pois nem tudo está fora, mas dentro de nós. Nossas estradas internas é que pulsam por transformação. Daí é que surgem as experiências e criatividades.

Essas singelas palavras são de felicitação e de apreço por vocês! Socializo, aqui, essas reflexões para que vocês possam levá-las em suas bagagens, em suas memórias. E revisitá-las, quando necessário.

Portanto, percebem que cada passagem tem um nome? E a passagem que me conduziu a participar da formação de vocês se chama: Rodovia Amor pela Educação.


Um beijo no coração de vocês!

 
Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...